segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Resenha- Amb- Os fotógrafos da national geographic

Os fotógrafos da national geographic

No filme “os fotógrafos da national geographic” somos apresentados a verdadeira vida de um fotografo de campo national geographic. Conhecemos o stress, as adversidades e os perigos de se trabalhar constantemente viajando e registrando os mais inóspitos lugares do planeta. É importante ressaltar que ao contrario do que muitos pensam, o trabalho não consiste em “férias”, é um trabalho árduo e exaustivo, fora que muitas vezes é feito em ambientes tensos e que exigem muito do reporte, tanto no físico quanto no psicológico. Entretanto, para estas pessoas acostumadas com a pressão, com a falta de recursos e com os desafios constantes este oficio fascina. A possibilidade de levar para o mundo uma imagem capturada em uma cultura tão diferente, em um ambiente tão desconhecido, a responsabilidade de ser o porta voz da descoberta é um grande fardo, mas ao mesmo tempo faz valer a pena o esforço. Outro ponto positivo é o aprendizado, a descoberta de uma nova cultura, de novas pessoas e de novas historias.

“Quando viajo por países mais pobres ou zonas em conflito, sou assediado por gente que precisa de ajuda. Tenho de decidir como agir em cada situação. Quando devo por de lado a câmera e intervir de outro modo? Dezesseis anos atrás, quando estava cobrindo a guerra civil no Afeganistão, vi um soldado ferido à beira da estrada. Fiz uma foto dele e depois o levei a um hospital em Cabul, onde lhe salvaram a vida.”

-Steve Mccury

AMB- Resenha, uma verdade inconveniente

Uma verdade inconveniente


Lançado em 2006, uma verdade inconveniente é um filme que buscar conscientizar o espectador sobre a atual situação do planeta em relação ao aquecimento global. O filme foi dirigido pelo ex vice-presidente dos estados unidos Al Gore, e é baseado em uma apresentação de slides que ele mesmo havia desenvolvido e divulgava em palestras pelo pais. O filme traz a tona a discussão sobre a influencia humana no aquecimento global e suas consequências para a vida no planeta.O interessante é que ele o faz trazendo informações de extensas pesquisas cientificas de uma maneira acessível, de fácil compreensão e com exemplos práticos muito interessantes. Todos os dados científicos são apresentados com uma extensa base de referencias, passando muito mais credibilidade ao expectador. Acredito que o grande papel do filme é que Ele busca mostra o aquecimento global como um fato,  e como que clama por nossa atenção. Buscando expor que este é um problema que precisa de ação imediata para que não chegue a um ponto sem volta. O filme também busca desconstruir a visão cética de que não há nada de errado com o aquecimento global, apresentando dados irrefutáveis de como estamos acelerando esse fenômeno natural (como por exemplo a relação entre os gráficos do aumento de CO2 na atmosfera e do aumento na temperatura mundial)  e com exemplos visuais como a redução drástica da neve no monte Kilimanjaro, ou a redução do gelo na Patagônia. O grande destaque ao fim do vídeo é que são apresentadas inúmeras maneiras de se reduzir a produção de CO2 para amenizar o nosso impacto no ecossistema, ações que são encorajadas pelo vídeo e que se analisarmos bem, não requerem um grande sacrifício pessoal, são pequenas ações que se estimuladas e executadas por um grande numero de pessoas serão capazes de preservar o planeta e permitir um ambiente de vida melhor para todas as espécies