sexta-feira, 28 de junho de 2013

ARQ-Semipresencial- Frank Gehry

Frank Gehry nasceu em 28/02/1929 na cidade de Toronto no Canadá.É um renomado arquiteto, ganhador do  Pritzker Prize.que é tido como o Nobel da arquitetura. Desde sua infância demonstrou interesse pela arte, um interesse que foi fortemente encorajado por seu pai; em 1947 se mudou para Califórnia, onde iniciou seus estudos no campo da arquitetura. Um de seus primeiro projetos mais "autorais" foi a sua própria casa, nesta época, Frank percebeu que era isso que fazia ele se sentir satisfeito com seu trabalho, essa liberdade criativa que permitia com que ele transforme construções em verdadeiras obas de arte.  outro grande  exemplo disso é o museu Guggenheim Bilbao, nesta construção podemos observar como Frank vai muito além do que estamos acostumados com a arquitetura, é uma construção completamente diferente das que encontramos em nosso cotidiano e uma obra capaz de provocar diversas sensações no observador. Podemos notar seu interesse pela arquitetura como forma de expressão ao assistirmos seu documentário (Esboços de Frank Gehry), em determinada  parte, onde ele aborda o  processo criativo, de forma bem detalhada, na qual vemos sua produção a partir de sketches e maquetes feitas com papel rasgado. A partir de seus relatos podemos perceber como apesar de já ser um renomado arquiteto conhecido internacionalmente, ele também possui os mesmo medos e anseios, o mesmo "frio na barriga" que a maioria dos iniciantes no ramo da criação ao se depararem com um projeto.  Frank Gehry é um exemplo para todos os artistas pois hoje, ele é capaz de viver fazendo exatamente o que ele gosta, ele encontrou um espaço muito difícil no mercado onde é possível se sustentar e ao mesmo tempo se expressar, criar de forma livre em cada novo projeto.

File:Beekman Place New York.jpg

Beekman place, new york. By Emmett Hume

File:Aerial view of EMPSFM.jpg

Aerial view of EMPSFM


File:Guggenheim-bilbao-jan05.jpg


Guggenheim Museum Bilbao, by "MykReeve"


Fontes:

ARQ- Semipresencial - Virgilio Calegari

ARQ- Saida de campo ao museu Iberê Camargo












ARQ - Saída de campo ao khandro ling












ARQ -Semipresencial - Fotografia crepuscular






ARQ- Semipresencial - Fachadas








quinta-feira, 27 de junho de 2013

ILU -Propriedades Fisico ópticas da luz

Reflexão:

A reflexão acontece quando a luz chega a um objeto e rebota ou reflete, em parte ou totalmente, esse objeto. A luz pode ser refletida de maneira especular (direta) ou difusa.



Polarização:


A Luz Polarizada é, diferentemente da luz normal, uma radiação eletromagnética que se propaga, ao atravessar um meio em apenas um plano (ver abaixo), sendo assim a luz polarizada não atende todas as direções. A luz comum se propaga em todos os planos possíveis.




Absorção:



A absorção da luz consiste na diminuição da energia de uma radiação, neste caso a luz, na sua passagem através damatéria, isto é, uma acumulação na matéria de parte da energia proveniente de radiações luminosas. A energia cedidatransforma-se noutras formas de energia, em geral, em energia calorífica.



Difração

Denomina-se difração o desvio sofrido pala luz ao passar por um obstáculo, tal como as bordas de uma fenda em um anteparo. Pode-se ver a difração da luz olhando-se para uma fonte luminosa distante, tal como um anúncio de néon através da fenda formada entre dois dedos, ou observando a luz que escoa pelo tecido de um guarda-chuva. Em geral os efeitos de difração são muito pequenos, devendo ser analisados e investigados minuciosamente.


refração:

refração é o fenômeno que ocorre com a luz quando ela passar de um meio homogêneo e transparente para outro meio também homogêneo e transparente, porém diferente do primeiro. Nessa mudança de meio, podem ocorrer mudanças na velocidade de propagação e na direção de propagação.





Transmissão:

A transmissão acontece quando a luz atravessa uma superfície ou objeto. Existem três tipos de transmissão: direta, difusa ou seletiva.

1. Transmissão direta: acontece quando a luz atravessa um objeto e não se ocorrem mudanças na direção ou qualidade dessa luz. 

2. Transmissão difusa: Ocorre quando a luz passa através de um objeto transparente ou semitransparente com textura. Por exemplo, um vidro esmerilhado.

3. Transmissão seletiva: é produzida quando a luz atravessa um objeto colorido. Parte da luz vai ser absorvida e parte vai ser transmitida por esse objeto.

ILU - Semipresencial II


Iuminação de janela em natureza morta.

ILU - Semipresencial, coração.



Semipresencial, coração.

LAB -Ampliação em preto e branco

Para iniciar o processo de ampliação devemos estar em uma sala que disponha apenas de luzes vermelhas, os três químicos devem estar dispostos em bandejas e é recomendado o uso de óculos e jaleco para proteger a visão e as roupas. inicialmente devemos posicionar o  negativo no ampliador para fazer o ajuste do foco e da altura, nesse momento devemos usar o filtro de segurança do ampliador, também é mais fácil utilizar um abertura maior para ajustar o foco, não podendo esquecer de regula-la de acordo após terminar os ajustes. Em seguida devemos fazer um teste para ver qual a exposição mais adequada para a foto, uma boa técnica é tapar a folha com uma cartolina preta, selecionar um intervalo (como por exemplo dois segundos) e ir expondo aos poucos o papel fotográfico. em seguida devemos levar o papel para a bacia do revelador onde ele deve permanecer por 1m30s em constante agitação, depois com a pinça devemos passar a copia para o interruptor onde ela deve permanecer por mais 30s com agitação constante da bandeja, em seguida com a pinça passamos a copia para a bandeja do fixador, onde ela deve permanecer por 5 minutos em constante agitação. Após  cinco minutos  a copia deve ser lava por mais 10 minutos em água corrente. Feito o processo a copia pode ser levada para que se analise qual o melhor tempo de exposição e se por acaso algumas áreas precisam de superexposição ou subexposição. Então deve-se repetir o processo com o tempo adequando.

(o tempo em cada químico pode variar de acordo com a temperatura e com o tempo de uso)

laboratório de revelação de fotografia a preto e branco


quarta-feira, 26 de junho de 2013

LAB- O Sistema de Zonas

O sistema de zonas, é um conceito criado pelo fotografo americano Ansel Adams em parceria com Fred Archer,no qual ele classifica as variações de tons qual que podem ser obtidos em uma cópia fotográfica (Sendo 10 o preto mais escuro e 1 o branco do papel fotográfico).
Ao observarmos uma paisagem, nossos olhos são capazes de captar diferentes nuances e tons de iluminação. entretanto o papel fotográfico é mais limitado e é para suprir essa lacuna que existe o sistema de zonas, por meio dele podemos extrair o Maximo de informação das variações tonais que o papel fotográfico é capaz de representar, tornando assim a copia o mais fiel possível da realidade registrada


asignazonas1

LAB- Processo de revelação de filmes preto e branco


Primeiramente devemos deixar os acessórios essenciais (tanque, filme,espiral, recipiente com o revelador, interruptor e fixador, tesoura e abridor de latas) posicionados de forma a garantir fácil acesso pois a primeira parte do processo é feita sem nenhum tipo de iluminação. Após garantirmos que o ambiente está completamente isolado de qualquer fonte de luz  o primeiro passo é abrir o carretel do filme (O abridor de latas facilita muito esta parte ). Aberto o carretel, devemos retirar o filme e cortar ambas as suas extremidades, tomando o cuidado de retirar completamente o adesivo na parte final do filme. Após  retirar o filme do carretel, devemos prende-lo a espiral e ir "deslizando" ele para que possa ser preso de maneira correta a espiral, sem que ele fique dobrado ou que encoste em outra parte do filme. Assim que o filme estiver devidamente colocado na espiral, devemos prender a espiral a uma haste e coloca-la dentro do tanque a prova de luz. feito isso (e após ter certeza de que o tanque está devidamente fechado) podemos acender a luz para facilitar o processo. Com os filmes tanque devidamente fechado, podemos abrir a tampa destinada para a entrada dos produtos químicos e adicionar o revelador. Feito isso, durante 13 minutos, devemos agitar o filme a cada um minuto. E  após cada agitação devemos bater levemente o tanque contra  a bancada para remover as bolhas de ar do filme. Passados os 13 minutos, o revelador deve ser retirado do tanque e deve ser colocado o interruptor (água), Após 1 minutos de agitação devemos retirar a água do tanque e preenche-lo com o fixador durante  10 minutos e repetindo o processo de agitação e remoção de bolhas do revelador.  Finalizado este processo, o tanque deve ser aberto e o filme deve ser lavado em água corrente por 10 minutos e então levado para secar na estufa.  Quando estiver seco, o filme pode ser cortando em tiras para facilitar o armazenamento e guardado dentro de sleeves apropriado para evitar o acumulo de pó.

(O tempo de exposição do filme q cada produto químico pode variar de acordo com o filme  e a temperatura)